Passaporte e Visto

O Passaporte e Visto são os primeiros passos para quem planeja uma viagem para  Disney World – EUA. Confira o passo-a-passo.

O primeiro passo para viajar para os EUA é emitir o passaporte e o visto para que você possa entrar no país. O início desse processo é no site da POLÍCIA FEDERAL. Se você já tem o passaporte, vale lembrar que ele deve ter no mínimo 6 meses de validade no dia do embarque.  A taxa de concessão de passaporte comum é de R$ 257,25;

1 – Verifique a documentação necessária

2 – Preencha o requerimento on-line (passo 2). Verifique aqui a necessidade de agendamento no posto escolhido.

3 – Após preencher o requerimento, será emitida a GRU (Guia de Recolhimento da União). Pague-a respeitando a data de vencimento.

4 – Compareça ao local selecionado no preenchimento do requerimento, levando a GRU paga, documentação original exigida e protocolo da solicitação.

5 – Consulte o andamento do seu processo.

6 – O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.

orlando-airport-MCO

Aeroporto de Orlando – EUA

Com o passaporte emitido, você pode agora solicitar o VISTO americano. Existem diferentes tipos de vistos , dependendo do objetivo da viagem (turismo, trabalho, estudo, etc). Vale lembrar que o prazo de validade do visto é diferente do tempo autorizado de permanência no país. Este tempo é determinado pelo agente de imigração quando você entra nos EUA.

Apresento aqui, resumidamente, os passos para obtenção do visto de turista (B-12). É importante que você visite os links oficiais para obter todas as informações necessárias.

 1 – Preencha (em inglês) o formulário eletrônico de solicitação de visto DS-160, e imprima a página de confirmação (com o código de barras) de cada requerente. Para preencher o formulário acesse: https://ceac.state.gov/genniv.

2 – Pague a taxa de solicitação do visto (MRV) de cada requerente (US$160).

3 – Agende sua visita no CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto)  e, se necessário sua entrevista no Consulado/Embaixada.

O passaporte poderá ser entregue em domicílio ou retirado em alguma agência da DHL.

 Links oficiais

https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome

http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/visas.html

Além dos documentos necessários para solicitação do visto americano, você deve apresentar documentos que comprovem fortes vínculos com o Brasil, para não ter o visto negado.  Exemplos: CTPS, declaração de IR, Holerites, documento de carro, declaração de escola, entre outros. Para mais informações, acesse:

http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/additionaldocs.html

Dica importante: quando receber seu passaporte com o visto, tire uma cópia da página da foto e da página do visto e guarde bem. Fui informado no consulado que se você tiver o passaporte extraviado e não tiver esta cópia, deve começar o processo de visto do começo novamente. Se você apresentar a cópia, eles podem simplesmente te dar uma “segunda via” do visto.

Comentários